"Márcio Dantas - O Poeta das Lentes"

Nesta terça, 08 de maio de 2018, às 19h30, no Cantinho da Arte a abertura da exposição "Márcio Dantas - O Poeta das Lentes". A exposição fica em cartaz até 08 de junho de 2018. O Cantinho da Arte Jornalista Cleomar Brandi fica Bar do Bel, Iate Clube de Aracaju. 

Sobre Márcio Dantas:

Fotografar é uma arte distinta. Não basta captar imagens na ânsia de um bom recorte do que pensamos ser a realidade como objeto de trabalho. É necessário que a alma esteja em sintonia com o instante eternizado. É uma simbiose entre o olhar e o momento, a fluidez dos sentidos unidos sinestesicamente e o momento transformado em recorte. A fotografia, desse modo, torna-se um vínculo perpétuo entre fotógrafo e imagem gerada. Assim é a fotografia de Márcio Dantas: um instante perene entre um poeta das lentes e imagem poética.


Aracajuano de nascimento e convicção, Márcio nasceu no dia 24 de outubro de 1970 e iniciou sua carreira profissional em 1999. Uma vez profissional, não parou mais. Em 2000, já era correspondente da REVISTA CARAS, atuando nesta revista até 2005. Também trabalhou durante cinco anos como fotógrafo oficial do Prefeito de Aracaju, no período de 2001 a 2006. Foi, ainda, fornecedor de Imagens para as agências de notícias FOLHAPRESS, FUTURAPRESS, JORNAL VALOR ECONÔMICO, JORNAL DA VALE, FOLHA DE SÀO PAULO. Sempre com o mesmo olhar distinto, que o fazia lente especial, Midas da captação de imagens e instantes.
 
Multifacetado na qualidade de fotógrafo, Márcio Dantas também teve relevada atuação dentre as agências de publicidade brasileiras, atuando como fornecedor, com destaque para a QUÊ (RJ), DM9 (DF), LINK (DF), CASA DO CLIENTE (RJ), ATELIÊ 19 (RJ) e HAPPY HOUSE (RS). Dantas também foi parceiro do INSTITUTO RECRIANDO (SE), cujo trabalho com crianças carentes chama bastante a atenção.

Um show de imagens pode ser visto quando, trabalhando para a PETROBRAS, registrou fotos aéreas de todo o campo de exploração marítima do estado de Sergipe, que na época contava com 24 plataformas marítimas (2007). Com toda a sua versatilidade, Márcio reportou em tempo real, para a Agência Sergipe de Notícias – ASN, a visita do PRESIDENTE LULA em diversos estados como Alagoas, Bahia, Pernambuco, Ceará. Foi contratado, ainda, pelo BANCO DO BRASIL para reportar, também em tempo real, o CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE VÔLEI DE PRAIA em Sergipe (2005).

Muita atuação e  uma diversidade de temas. Márcio Dantas teve imagens publicadas em revistas com ISTOÉ, VEJA, TAM Nas Nuvens, bem como no Portal UOL. É especialista em fotos de minas subterrâneas como de potássio, onde trabalhou na Unidade Taquari Vassouras (UOTV) da VALE. Ele é contratado, há uma década pela VALE, para produzir imagens jornalísticas e publicitárias de diversos temas.

Atualmente, ocupa o cargo de Presidente da ARFOC/SE – Associação Brasileira de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos – Secção Sergipe – e foi Membro da Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, atuando na Comissão de Ética.

Como se já não bastasse todo esse caminho profissional trilhado com absoluto sucesso e competência ímpar, Márcio Dantas ainda atuou como Diretor de Imagem do Governo do Estado de Sergipe e fotógrafo Oficial do Governador Marcelo Déda desde 2002, enquanto Prefeito. Coordenou uma equipe de profissionais de imagem, além de gerenciar o pioneiro banco de imagens do Governo, cujo projeto é de sua autoria.

Poeta das Lentes, com alma trançada em um profissionalismo singular e dedicação magna ao trabalho realizado, Márcio alia a força do olhar a um coração que pulsa imagens, cores, momentos, puros instantes de poesia sob a forma de fotografias em seu livro "Do Litoral ao Sertão" e seus atuais projetos, o banco de imagens "
 
   MÁRCIO DANTAS
         Fotografo
www.marciodantas.com.br 
   (79)9987-3831 ou 9865-3711