Neste 25 de agosto de 2020, O Iate Clube de Aracaju – ICAJU completa 67 anos de existência. Celebrar esta data é navegar no sonho de incrementar a prática do esporte náutico em Aracaju por um grupo de amigos. O Clube Sportivo Sergipe, presidido por Manoel Felizardo do Nascimento, à época, foi a sede da reunião de fundação, ocorrida em 19 de agosto de 1953. Local escolhido para a regularização jurídica até que o Iate Clube tivesse seu próprio espaço.

Cinco anos após a fundação, com colaboração de sócios, amigos e dos governos estadual e federal, foi realizada a inauguração da sede do Iate Clube de Aracaju, em 25 de agosto de 1958. O governador de Sergipe, Leandro Maciel (foto) participou da solenidade, ao lado do Comodoro Alcebíades Vilas Boas, da diretoria e dos sócios fundadores.

Grandes datas marcaram a trajetória do clube, a exemplo da conquista do 1º Campeonato Norte Nordeste da Classe Snipe – Troféu Cecília Pedrosa, no ano de 1957, em Natal-RN, pela dupla Álvaro Bezerra e Mário Carioca.

Vale registrar também a inauguração do salão Tennyson Freire com o objetivo de realizar eventos para os sócios ou não do Iate, em 1971. A primeira festa foi realizada com muita pompa e grande participação da nata sergipana, no Réveillon desse mesmo ano.

No dia 26 de abril de 1987, a sede náutica do Mosqueiro foi inaugurada. Uma iniciativa do saudoso velejador Walter Rezende (que adquiriu e cedeu o terreno), e veio beneficiar ainda mais o esporte à vela e os sócios proprietários de barcos. Em 1990 a dupla Eduardo Freire (Eduardo Neguinho) e Fernando Sobral (Orelhinha), conquistou para o Iate, o primeiro Campeonato Mundial da Classe Snipe Masters na Espanha. Em 1992, eles se sagraram Bicampeões Mundiais no Algarve, em Portugal.

Várias gerações de velejadores seguiram os pioneiros, conquistando muitos títulos para o clube, reconhecido pelo fomento aos esportes náuticos e também por grandes eventos sociais, como as festas de Debutantes, Glamour Girl, Réveillon, Carnaval, São João, Aniversários, homenagens ao Dias dos Pias e das Mães, entre outras. Impossível citar aqui todos os comodoros que doaram seu tempo e trabalho, fazendo sempre o melhor pelo clube, que resiste até hoje como símbolo da cidade. O atual comodoro Eugênio Sobral homenageia todos em nome de Alcebíades Vilas Boas, primeiro e fundador, e do saudoso Antônio Fernando Franco Sobral (Orelhinha), que revitalizou o clube.

Este ano, não vai ter festa, nem regatas, nem outras atividades em função da pandemia. A celebração de 67 anos vai ser nos “corações” da família Iateana, sócios ou somente frequentadores daquele espaço super especial às margens do rio Sergipe.

Parabéns a todos que fizeram e fazem o Iate Clube de Aracaju pelos 67 anos de existência e resistência.