Desafio no Pedal – Henrique do Prado Melo e Sidney Brito

O Conselheiro do ICAJU, empreendedor, surfista e ciclista Henrique do Prado Melo (65), ao lado do parceiro de pedal, Sidney Brito (57) embarcaram numa boa e saudável aventura neste verão de 2021. Eles foram de ônibus até Natal/RN e voltaram na "magrela" até Aracaju. A seguir um papo com Henrique sobre essa história.

ICAJU - Como e quando surgiu a ideia de fazer esse desafio?

HPM - Partiu do parceiro Sidney Brito, famoso Narigão, que me convidou há dois anos atrás. Devido a problemas de saúde nas nossas famílias, adiamos para o final de janeiro de 2021.

ICAJU - Há quanto tempo você e Sidney são parceiros de pedal?

HPM - Somos amigos há mais de 30 anos no surf e no pedal.

ICAJU - Quanto tempo levou para fazerem o planejamento e a preparação física?

HPM - O roteiro vinha sendo planejado por Sidney há três anos, aguardando o momento propício. Enquanto isso, mantivemos nossa preparação física e realizamos pequenos roteiros pelo estado na bike, academia, natação

ICAJU – Quando aconteceu a realização deste sonho?

HPM – Saímos de Aracaju dia 24 de janeiro, às 12h30 de ônibus com destino a Natal. O trajeto de Natal/RN a Aracaju/SE, foi idealizado em função do vento Nordeste, mas, a natureza nos surpreendeu. O vento virou para Leste/Sudeste e nos pegou de frente, batendo direto no peito. Subir as ladeiras das BRs do Rio Grande do Norte e da Paraíba foram os momentos mais difíceis. Mas conseguimos superar e seguir.  

ICAJU – Aconteceu algum percalço durante o roteiro?

HPM – Sim. A BR 101 passa dentro da cidade do Recife, o que significa trânsito pesado. Chovia muito, meu parceiro Sidney escorregou, caiu e foi atropelado. O levamos ao hospital onde ele foi atendido e liberado, mas com recomendação médica de repouso, fato que ele não me disse e seguimos juntos por mais 150km até a divisa de Pernambuco com Alagoas, onde um amigo nos rebocou, me deixando fora da zona perigosa na BR 101 de Alagoas, local onde acontecem muitos assaltos. A partir daí continuei a jornada sozinho até Aracaju, chegando aqui no domingo, 31 de janeiro. No balanço final, Sidney percorreu 410km e eu, 720km.

ICAJU - Qual o sentimento que ficou para você após a missão ter sido cumprida?

HPM – Feliz com o prazer de realizar junto com meu parceiro Sidney Brito este desafio recheado de aventura. Foi uma realização pessoal sem o intuito de provar nada para ninguém, só para nós mesmos. Também nos emocionamos com a solidariedade dos caminhoneiros, dos carros que passavam, buzinavam, com acenos de sorte e palmas!

ICAJU – Qual o próximo desafio?

HPM – Fazermos em breve o roteiro de Brasília/DF a Aracaju/SE.

ICAJU – Para finalizar, qual a mensagem que você deixa para nossos internautas?

HPM – O incentivo à prática de esportes para todos, principalmente para as crianças, pois é um grande trunfo para a formação e resistência do nosso organismo.

Confira a galeria de foto